Wednesday, April 25, 2012

Do Socialismo (adaptar vs. transformar e Ordem vs. Progresso)

Lá, do outro lado é dia feriado. Onde estavas tu no 25 de Abril? Na barriga da minha mãe. Amniótico e ainda sem ligar pevide ao que se estava a passar no Mundo. Felizmente, parece-me, que a coisa não descambou muito naquela época. De outra forma, imagino eu, as contas públicas estariam mais ou menos iguais e teria crescido num Estado Socialista.
Habito, ou vivo, há algum tempo num Estado destes, disfarçado de Democracia mas condicionado pelo moto “Ordem e Progresso”. Da minha varanda vejo sempre uma bandeira com as palavras de ordem, e se quiser olhar a favela do outro lado da água consigo até ver duas.


Ah, que giro, e então? Como tem sido a experiência?
A primeira coisa de que dás conta é que os “camaradas” daqui cresceram a aprender ter paciência. É uma espécie de convicção, a forma como formam, conformam, filas.
Vais ao banco e há sempre uma fila ordeira.
Vais à charcutaria do supermercado e há uma fila, e os tipos perguntam, ordeiramente, de que lado começa, porque lá está o “portuga” a estragar a “Ordem”.
Vais no trânsito e lá vão todos direitinhos, uns atrás dos outros, e não buzinam nem aproveitam os amarelos, os malditos.
Apanhas um elevador e há sempre um ensinadinho que aperta o botão para segurar as portas, à espera do que não se apressa. E ninguém lhes ensinou, e não cresceram a aprenderem fazer as contas que seria muito melhor deixar o próximo esperar pelo elevador seguinte.
E há quem ache que são mais felizes assim, descontraídos. E eu vou aprendendo, porque, afinal, tenho a capacidade de me adaptar. É uma das minhas qualidades, ainda que prefira, sem dúvida nenhuma, transformar. Transformar é um verbo tão melhor, porque revela uma capacidade de inteligência maior. E, lentamente, vou conseguindo abrir algumas mentes obtusas, para a outra forma de ver e fazer as coisas, sem revoluções. Progresso!
Não se trata um manifesto político, é apenas um abre-latas.

3 comments:

S said...

Que confusão! :-)

Anonymous said...

Muito original, ser de esquerda está fora de moda...

Márcia said...

Esperavas algo diferente deste povo que assiste diariamente denúncias de corrupção contra si e nada fazem a não ser, eleição após eleição, repetir o mesmo erro e dar o poder aos mesmos de sempre?? Educação e transformação não é um dos pontos fortes desta terra de "Ordem e Progresso".