Saturday, April 7, 2012

O après-ti

Respiro fundo. Um jantar com os “sobrinhos” chegados da Disneylândia deixa-me exausto. Entretenho o mais bebé com tomates cherry escolhidos da salada, depois das colheres de sopa aliciadas pelo coelho de chocolate que vai ganhar e desfazer em seguida. O puto é um lambão numa idade gira que se diverte comigo só pela ameaça de cócegas, mesmo se não lhe chego a tocar com os dedos na barriguita, enquanto me mostra os dentes de leite cheios de chocolate. O mais velho que me reconhece mesmo se não me vê muito, entretém-se a fazer-me perguntas sobre ciência, acentuando-me o efeito do cérebro espremido. Tenho jeito para crianças, pelo menos para os filhos dos outros.
Respiro fundo mais uma vez e faço um esforço. Deixo os amigos que estão por Lisboa virem-me buscar para os copos. Acabamos num bar meio-vazio que era um dos spots há uma década atrás. Recordamos essa época, entrecortamos com os temas do momento e retomamos conversas que ficaram penduradas há uns meses atrás. Dou por mim em pensamentos paralelos, enquanto mantenho a conversa animada. Interpreto as perspectivas de quem vive por cá e imagino o rumo diferente do que seria a minha vida nas circunstâncias de Lisboa. Em apenas dois anos a minha vida mudou radicalmente. Há dez anos eu seria incapaz de imaginar o meu presente e como o realmente importante assumiria o lugar que tem hoje.
Chego a casa a sentir-me profundo e com vontade de planear o futuro. Empanturro-me com amêndoas de chocolate e deito-me com uma dor de barriga.

No comments: