Tuesday, February 16, 2010

Until the End of the World

Claire persegue Sam “até ao fim do mundo”. Conhecem-se em França, depois de ela ter passado pelo belo túnel do Monte Branco, reencontram-se em Berlim, amam-se em Lisboa (com a Amália, eléctricos amarelos e uma filmagem debaixo da ponte sobre o Tejo anterior às feias Docas), Moscovo (filmada no antigo cinema Éden), Transiberiano, Tóquio, San Francisco e chegam ao fim do mundo no continente Australiano. Sam roubou uma câmara que lhe permite gravar o que o cérebro “sente” quando os olhos vêem, para que a sua mãe possa “ver” apesar de cega. Ele acaba por apaixonar-se por Claire. Ela ama-o. Gene, o ex dela, deseja que ele a ame também, e escreve um romance em narrativa. E os dois, Claire e Sam, partem num cessna em voo sobre o deserto da Austrália quando o Mundo decide abater o satélite indiano que se encontra à deriva com uma explosão nuclear no espaço e o mundo parece acabar mesmo, em voo planado ao som do “Blood of Eden” do Peter Gabriel. E depois, no refúgio aborígene, ambos ficam obcecados com as imagens que gravam dos seus próprios sonhos. Quem não ficaria? Imagens bioquímicas da “alma a cantar para si própria” – e isto não é ficção científica. O filme passa-se em 1999 e a 31 de Dezembro, festeja-se o facto de o Mundo não ter acabado... lindo!


Until the End of the World, 1991, by Wim Wenders – the most brilliant movie in the World.

 

3 comments:

Miúda-Mulher said...

Já compraste o Inibsa? :-)

Ainda não vi esse filme!

Ricardo said...

Não miúda, ainda não fui à procura do teu gel de banho mas agora que falas nisso, lembrei-me que uma vez me ofereceram um de tangerina e menta que me deixava bem bem-disposto logo pela manhã - lá está, coisas de "gaja" (e a falta que me fazem).

O filme, é mesmo muito bom. Dos poucos que tive mesmo que ir ver duas vezes no cinema. Não sei se existe para alugar mas posso sempre emprestar. ;)

Miúda-Mulher said...

Ahahah espreita o que diz este site sobre o gel de banho de tangerina:
http://adl.onlinewebshop.net/Banho_aspa.htm

Vou procurar esse filme. Se não o encontrar deixas num determinado sítio, vou buscar devidamente camuflada e depois aviso para operação devolução :-)))