Sunday, February 28, 2010

Chuva (de euros) na Madeira

É impressão minha ou o Alberto João (grande personagem!) acabou de inflacionar o pedido de há uns dias atrás dos 1.000 milhões de euros para 1,3 biliões – à americana, espera-se! Ele há gente com lata...

Nota: A Despesa Pública prevista para 2010 na dita Região Autónoma, antes da tempestade, era de 1,6 mil milhões de euros.

Friday, February 26, 2010

you are now untouchable

Tens agora 26 anos e apesar de mais madura permaneces criança. Amuas, fazes beicinho, encostas a mão à cara evidenciando as tuas faces rosáceas. Olhas para mim com cara de má quando me dirijo a ti. E ao mesmo tempo fixas-me com o olhar carregando as pálpebras e dás-me o teu “look” de miúda rebelde. Não sei o que fazes nos teus tempos livres mas imagino-te, imagino-nos muitas vezes no loft em dias quentes, com o sol do final da manhã a entrar pelas janelas, eu agarrado a ti, deitados, tu sobre mim. Abraço-te e agarro-te, tu de costas para mim, e tu rodas o pescoço, bonito, olhando para mim, com carinho, com as pestanas longas e arrebitadas, como a dizer que me amas também.

you are the brightest diamond
i can see you shining for miles and miles
i can see you shining

you are the brightest diamond hidden in my pocket
oh how glorious you must feel splendid
you must feel splendid

you are the brightest diamond hidden on my wrist
you are now untouchable
now untouchable

reaching through the space between your universe and mine a warm light shines





Wednesday, February 24, 2010

Strange songs

Eu cá chego sempre atrasado a estas coisas, as novidades do que melhor se vai fazendo pela música neste (ainda) início de século. Há umas semanas atrás descobri os “Animal Collective”, excelente banda em consagração com o magnânimo (e único) “Merriweather Post Pavilion”. Como diria alguém que conheço “... highly recommended!” e repare-se na ilusão óptica (capa do álbum):




Desde já, também se recomendam o “Strawberry Jam” e “Fall Be Kind” - em EP. Atente-se ainda na sagacidade (e subtileza) de um dos rapazinhos da banda:

In 2004, [Noah] Lennox [aka as Panda Bear] moved from New York to Lisbon, after he went there for the first time at the end of a long Animal Collective tour with Dave Portner in 2003 for a short vacation. Lennox says about Lisbon: "Since I got off the airplane here [for the first time] I had a good feeling about this place." ... Lennox eventually decided to move to Europe because he also felt “connected to the European way of life”, considering himself as a “slow moving kind of person” and Lisbon as a “slow moving kind of place”.



Monday, February 22, 2010

So what’s so cool about Hank Moody?

Pessimistic, self-loathing, loving, spontaneous, brutally honest most of the time…



Saturday, February 20, 2010

boring rain

É impressão minha ou já merecíamos um bocadinho de sol e temperaturas amenas cá na terrinha?





Wednesday, February 17, 2010

made in China

Há uns anos atrás, na época da euforia dos mercados devem ter sido publicados umas dezenas de livros com o título “Made in China”. Ora eu, para além de poder dizer que a China é linda, pelo menos antes do advento do capitalismo (photo taken in Tiananmen square), tenho a experiência de que o “made in China” ain´t that good. Há umas semanas atrás, tive que substituir o chuveiro cá de casa. Solução óbvia, a loja do chinês onde o belo do chuveiro “made in China” custou uma ninharia de 6,90 euros. Pois, durante aproximadamente um mês, o duche da manhã soube-me a pouco e neste carnaval decidi ir até ao AKI, onde por 20 e poucos euros adquiri o bom do chuveiro “made in Germany”. Regalo meu, desde há 2 dias o banhinho sabe-me a doce paraíso, água em queda constante. Ele há coisas fantásticas, não há? E eu certamente estaria disposto a investir muito mais pelo prazer de tomar boas banhocas todos os dias do ano.



Tuesday, February 16, 2010

Until the End of the World

Claire persegue Sam “até ao fim do mundo”. Conhecem-se em França, depois de ela ter passado pelo belo túnel do Monte Branco, reencontram-se em Berlim, amam-se em Lisboa (com a Amália, eléctricos amarelos e uma filmagem debaixo da ponte sobre o Tejo anterior às feias Docas), Moscovo (filmada no antigo cinema Éden), Transiberiano, Tóquio, San Francisco e chegam ao fim do mundo no continente Australiano. Sam roubou uma câmara que lhe permite gravar o que o cérebro “sente” quando os olhos vêem, para que a sua mãe possa “ver” apesar de cega. Ele acaba por apaixonar-se por Claire. Ela ama-o. Gene, o ex dela, deseja que ele a ame também, e escreve um romance em narrativa. E os dois, Claire e Sam, partem num cessna em voo sobre o deserto da Austrália quando o Mundo decide abater o satélite indiano que se encontra à deriva com uma explosão nuclear no espaço e o mundo parece acabar mesmo, em voo planado ao som do “Blood of Eden” do Peter Gabriel. E depois, no refúgio aborígene, ambos ficam obcecados com as imagens que gravam dos seus próprios sonhos. Quem não ficaria? Imagens bioquímicas da “alma a cantar para si própria” – e isto não é ficção científica. O filme passa-se em 1999 e a 31 de Dezembro, festeja-se o facto de o Mundo não ter acabado... lindo!


Until the End of the World, 1991, by Wim Wenders – the most brilliant movie in the World.

 

Monday, February 15, 2010

So what’s so special about Vancouver?

Sonho muito com Vancouver. Considerada vários anos seguidos como a melhor cidade para se viver no planeta, marcou-me pela arquitectura fria de altos edifícios envidraçados e pela simpatia de me fazer sentir próximo da vida simples de quem lá vive. Apesar do urbanismo acessível em esquadria tem bairros e recantos. Zonas fashion e condomínios tranquilos. Restaurantes de nouvelle cuisine e cafés de artistas. Um parque magnificamente verde e um percurso de bicicleta que permite dar a volta toda à cidade, sempre junto ao mar. Sente-se que é uma cidade cosmopolita e por isso erudita. Com muitos mendigos drogaditos a par dos executivos. Watching the Olympics on the tv.


Wednesday, February 10, 2010

pastilhas de nicotina

Vidinha de consultor, passei o dia de volta de um .ppt a fazer gráficos para uma apresentação importante amanhã – em luta permanente com os bugs que os geeks da Microsoft decidiram plantar no Office 2007 – e a lembrar-me, recorrentemente, do que uma consultora “importada” de Espanha – apaixonou-se por um tuga e decidiu pedir transferência para a minha Equipa – me disse há uns dias durante o Project Review: “...nunca tinha trabalhado com um Manager que fizesse .ppts”.
Eis senão quando chega o meu companheiro do lado, que vai ser pai daqui por uns meses e anda a tentar deixar de fumar – com pouco sucesso, diga-se – e decido cravar-lhe uma pastilha de nicotina. E ele diz-me: “mastiga devagar”. Sim, pois, está claro... resultado: speed total, gráficos lindos, quiçá demasiado coloridos, antropomórficos e em catadupa.

Vai ser bonito, vai!



Tuesday, February 9, 2010

Ainda do contra (com sorte, a coisa passa-me daqui a uns dias)

Admirei profundamente o Professor José Hermano Saraiva quando numa qualquer entrevista – creio que ao velho Indy – afirmou com convicção e do alto da sua sapiência que apenas 20% da Humanidade é constituída por seres pensantes, dos restantes, 40% limitam-se a raciocinar e os que sobram estão apenas habilitados para trabalho manual. Não serão exactamente estes os números mas parece-me uma prova de honestidade e acima de tudo um legado exemplar ser capaz de o dizer apesar de parecer – e ser – completamente “politicamente incorrecto” afirmá-lo nos tempos que correm.

Convicto que sou da demonstração prática da natureza das coisas através da História, não posso deixar de reconhecer que o velho Professor é bem capaz de ter razão.

Sunday, February 7, 2010

Happiness is overrated

O que eu queria mesmo era qualidade de vida. Porque gosto de dormir até tarde nos dias de fim de semana e desde que o casalinho de juizes do andar de cima decidiu ter filhotes (amorosos, aliás), não há manhã de sossego que me deixe desfrutar o Ricardo dorminhoco. Porque a senhora que faz as compras cá para casa, me decidiu comprar um gel de banho aloé vera e eu já não suporto o cheiro da coisa (mas também não me apetece ser eu a ir ao supermercado). Porque a chuva em Lisboa insiste em cair à noite e eu sou um animal noctívago. Porque tenho que trocar os pneus da frente do VW e cada vez que chego à Rio de Janeiro tenho demasiada gente à minha frente (e venho-me embora, está claro). Enfim, porque se as coisas não mudam rapidamente, ainda fico tão rezingão como o personagem do último do Woody Allen.




 

Friday, February 5, 2010

estado “solteiro”

A chatice de se voltar ao estado “solteiro” na fase dos trinta é que os amigos já não estão para mais do que um “vamos tomar café logo à noite” e apesar do desejo de aventura, a energia dissipa-se quando se fala em rambóia nocturna... boring!




Monday, February 1, 2010

eu camaleão

Gosto de mudanças e narcisicamente, gosto de mudar. Dizem os astros que sou gémeos do mais puro que há, nascido no ponto mais ou menos intermédio do dito signo, dizem que sou adaptável e versátil, comunicativo e original, intelectual e eloquente, jovial e animado. Pela negativa, superficial e inconsistente. Por outro lado sou Ricardo, que dizem significar líder forte. Tenho ainda um segundo nome próprio, comum a todos os rapazes da minha família pelo lado da materno, também de origem germânica que significa nobre ou puro. Mais uma vez narcisicamente, acho que dá uma combinação interessante. E no entanto, ando cansado. Cansado da minha inconsistência quase pagã. Da minha falta de rumo e da mutabilidade do que quero hoje e já não quero, ou vou querer, amanhã. Apetecia-me ser mais simples. Mais rectilíneo. Acreditar mais nas causas dos outros. Arriscar menos. Encostar-me mais. Ser menos versátil e mais paciente ou constante. Afinal, o tempo não pára e isso só por si pesa. Enfim, devaneios.