Saturday, September 10, 2011

excertos #8

17

  People stay married because they want to, not because the doors are locked.
- Paul Newman

Sentámo-nos no Cairo e eu pedi uma água com gás e um sumo de limão espremido para deitar por cima. Lembrei-me de quantas vezes já nos tínhamos encontrado assim, nas esplanadas magníficas da cidade aquecida pelo sol e a cheirar à maresia vinda do rio. A Cidade tem esta capacidade de absorver odores estranhos que quando o vento sopra ligeiro lhe dão um carisma único da mistura do Mediterrâneo e do Atlântico. Por vezes, quando respiro este ar, sinto o cheiro da memória árabe combinado com a madeira dos cascos que souberam partir. Enquanto pensava nisto, dei-me conta de que estávamos a ficar mais velhos, maiores. Eu, com a necessidade de absorver as distâncias a que me vinha habituando, o Tomás mais perdido na inconsciência dos filmes acumulados na memória. Somos amigos, do peito, cá de dentro, há tanto tempo que por vezes nos sentimos como gémeos separados nos momentos em que não estamos juntos mas com aquele sentido de ligação que dá um sentido de compreensão à meia-palavra falada, e eu já sentia saudades de deitar cá para fora as minhas.
- Sabes, do que venho absorvendo do mundo, tenho chegado a conclusões interessantes, uma delas prende-se com a razão dos humanos.
- Então?
- Existe um sentido, um caminho, que vamos percorrendo e que em determinado ponto da vida nos conduz à necessidade de equilíbrio. À procura de uma espécie de estabilidade que consideramos maior e essencial.
- Ui, vem aí filosofia de ponta…
- Sim, já sabes como eu sou com o meu sentido de profundidade arrogante. Estou sempre a pretender encontrar mais uma verdade para a vida.
- Lá vais tu…
- Vou, não me importa… Sabes, quando paras numa loja de flores e decides escolher uma combinação perfeita de crisântemos de duas cores para a pessoa que amas e, enquanto o florista de serviço prepara o conjunto, sentes o aroma dos sentimentos que queres para ti? Nesse instante, sentes-te vivo, realmente desperto e com os sentimentos recônditos do peito a chegarem à flor da pele. Então, sabes que estás a ter um cuidado especial, a dedicar toda a tua atenção a alguém que sentes único, como se fosse um superlativo e sabes que não é relativo mas, mesmo sentindo-te lamechas de todo, é isso que queres fazer. Estás concentrado no que sentes e no que queres e isso é excepcional.
- Sim, já vi isso na tela quando o Newman oferece flores à Joanne e ela retribui com um beijo encantador, frontal e pouco cinematográfico, envolvendo-o num abraço apertado de carinho sem sentido para as câmaras mas inteiramente dedicado.
- Pois, foi um desses que me ficou colado há uns dias atrás.


3 comments:

Anonymous said...

muito bom e adorei a foto. gosto desses teus excertos, põe mais!
beijinho

Ricardo said...

Os excertos são partes de um todo que um dia, se tudo correr bem, serão publicados numa história completa. Nessa altura eu publicito para arranjar compradores ;)

O meu campo de girassóis said...

Voltar aqui é saber que encontro coisas bonitas! Obrigada. Reservo já um!