Wednesday, January 20, 2010

Madrid me mata

Eu odeio ir e vir a Madrid num mesmo dia. Odeio o despropósito do sono interrompido às 5h30 da manhã para apanhar o avião. Detesto o ambiente do aeroporto às primeiras horas da manhã. Faço caretas aos seres inúteis que exercem autoridade para nos deixarem passar incólumes no detector de metais. Rogo pragas aos “executivos” que pensam ser high-flyers porque viajam até à capital da “Ibéria” de semana a semana. Não suporto a prepotência de Barajas e os minutos que se passam a rolar desde a aterragem até à manga do T2. Não gosto dos taxistas madrileños, tão mais civilizados e asseadinhos do que os colegas de Lisboa. Vomito as pausas para “cafés-cortados” sem as quais os espanhóis não passam. Desdenho os “filetes de ternera” mal-passados que insistem em servir, como segundo prato, nos almoços profissionais. Desprezo as conversas crónicas sobre as reportagens que passaram nas têvês castelhanas.


Há anos atrás passei uma longa temporada a trabalhar em Barcelona. Apanhar o aviãozinho catita e pequenino da saudosa Portugália em cada 2ª feira era um charme. Ser recebido pelos, realmente gentis, taxistas catalães no El Prat e ouvi-los debitar as proezas do Figo, música para os ouvidos. Percorrer a Via de les Corts Catalanes enquanto os indígenas despertavam para mais um dia de “feina”, um prazer único. Comer um belo de um croissant pleno de influência francesa no Passeig de Gràcia, um deleite. Ouvir “bon dia” pelo início da manhã, um delírio.

Barcelona me encanta

4 comments:

Sophia said...

Sabes que há pessoas que se gabam de irem e virem no mesmo dia a Madrid? e acham o máximo essa coisa de entrarem nos aviões, receberem o jornalito do dia e isso tudo?

(prioridades ou gostos, nem sei)

(eu estou contigo)

Sonhadora said...

É preciso é ir tendo calma ;)

Estou ansiosa pelo dia em que possa visitar tanto Madrid como Barcelona!

***

Jibóia Cega said...

Madrid sempre foi o patinho feio e Barcelona a cidade chic da cultura (?), mas Madrid é tão mais Espanha que Barcelona, quanto a mim...

J. said...

Vim aqui parar por acaso e não pude deixar de comentar este post. Em Barcelona são reservados, são forretas, são pouco abertos ao que vem de fora.
É uma cidade fantástica, à primeira vista, o cisne comparado com Madrid. Barcelona también me encanta, mas com todas as reservas em relação aos seus habitantes. :)
(com as devidas excepções, claro está).