Wednesday, January 6, 2010

“Mulher moderna”

Ser mulher moderna em 2010 implica carregar nos ombros um século de emancipação, mais coisa menos coisa. Ter sido melhor que os rapazes na escola. Ter competido e ganho a outras miúdas na universidade. Ter conseguido passar as entrevistas no masculino na procura do emprego. Ser capaz de pensar, analisar e chefiar no trabalho. Entender as entrelinhas. Gostar de moda. Gostar de pintura no rosto. Gostar de saídas nocturnas. Conhecer as músicas que estão a dar. Gostar de dançar. Deixar as bebidas brancas. Aprender a gostar de um bom vinho. Gostar de comer pouco. Saber estar. Saber conversar. Deixar de chorar no cinema. Ter um blog e/ou muitos amiguinhos no Facebook. Viajar. Folhear revistas fúteis mas não só. Estar a par. Filtrar olhares. Flirtar sem acomodar. Distinguir piropos de palavras sinceras. Saber resistir. Gostar de experimentar. Saber jogar. Gostar de gostar. Conseguir apaixonar. Deixar-se apaixonar. Saber fingir. Amar. Saber perder. Tomar a iniciativa. Voltar a perder. Sofrer. Saber sofrer. Deixar de gritar. Abdicar. Ser amiga. Perder o orgulho. Reconquistar. Voltar a amar. Resistir a pressões. Eliminar o factor tempo. Ser séria. Ser divertida. Ser criança como nós gostamos. Mimar. E tudo isto, não necessariamente por esta ordem, compensa? Elas lá saberão...



6 comments:

Miúda-Mulher said...

Compensa! E agora desafio-te a escrever sobre o homem moderno ;-)

Su m said...

Parece-me que me enquadro na grande maioria dessas coisas... por isso posso responder.
Compensa e muito! Se há coisas que por vezes gostava que fossem diferentes, talvez, mas na totalidade sinto-me afortunada por ser uma mulher dos tempos de hoje.

Unknown said...

Claro que compensa!:-) Ainda bem que vivo nos tempos de hoje, ufa! não ganhamos tanto como eles, ocupamos menos cargos de chefia,mas podemos ser mulheres sem barreiras, digamos assim! Ao menos temos oportunidades de lutar, de nos afirmarmos, coisa que não acontecia ainda no tempo da minha avó!
Bj e parabéns pelo blogue. É a 1 ª vez que contacto contigo e vou voltar!:-)
visita-me em www.alentejoenovaiorque.blogspot.com

Pipoca dos Saltos Altos said...

Não posso concordar com o gostar de comer pouco, de resto, é mais ou menos isso. Beijos

SusanaOliveira. said...

Bem, nunca tinha pensado nisto desta maneira... mas claro que compensa! ;)

M. said...

Compensa! Não devemos nada a ninguém e somos senhoras da nossa vida, queres melhor?