Sunday, June 17, 2012

A balcanização dos meus sonhos

Conheço uma parte ínfima dos Balcãs. Atenas, o Pireu e duas ilhas que já são do Egeu. Gostei de todos os Gregos que conheci, da Marousso, do Yiannis, de uma Sophia simpática, de um guia prestável que conduzia que nem um louco pelas estreitas estradas de Santorini e do gordo farfalhudo que me serviu uma das melhores composições de peixes grelhados que já comi na vida, enquanto sorria com piadas arranhadas em inglês e olhava o Mediterrâneo. Eu gosto bastante do Mediterrâneo, enquanto conceito e como um mar que mais parece um lago de afinidades. Não gostei particularmente da Grécia continental que conheci, pareceu-me feia, suja e ainda mais desorganizada do que as terras que agora me acolhem. À parte a Acrópole de Atenas e a respectiva Pláka, que possui um carisma de influência austro-húngara com cafés de esplanadas simpáticas e pianos a tocar Brahms, pareceu-me um país decomposto pela influência turca. Dos turcos a minha memória guarda um estereótipo de gente gorda, suada e antipática, mas provavelmente nem é nada assim, ainda não fui lá verificar.
Back to the point. Há não mais de um mês atrás, sonhei com este pedaço impecável de urbanismo, em forma de anfiteatro helénico, perfeito, debruçado sobre o Mediterrâneo, onde passeava de mão dada com o amor da minha vida, desfrutando da melhor composição de edifícios à beira-mar plantados numa conjugação de vida civilizada e do azul conjugado com o branco das pedras. Estávamos de férias, felizes com a mão de um dada à do outro. Podia ser um pedaço da Croácia, da Macedónia ou da Bulgária. Seguramente ali, no meu sonho, não havia latim, que é o que distingue os Balcãs do resto do mundo civilizado. Na última noite regressei aos Balcãs, num sonho confuso de jeep na praia em busca de uma qualquer quimera, e a carripana pesada teimava em enterrar-se na areia espessa e seca. Enquanto eu abria folga aos pneus, daqueles com uma espécie de torneira metálica nos tampões, alguém lá dentro mostrava-se impaciente. E de repente, sem aviso, o subconsciente transportou-me para um táxi manhoso, com um condutor que não entendia a minha espécie de latim para o destino que eu queria, para uma reunião de trabalho urgente para salvar tudo. Estávamos perdidos, seguramente numa cidade da Grécia, em ruas que calcorreavam o mar único.

2 comments:

Anonymous said...

Make $1,000's Weekly with a Health Internet Business of Your Very Own

Now get a complete fully-operational "Health eBiz" in a box!

This amazing site:

* Closes sales automatically for you!

* Has a complete electronic sales manager that makes all upsells for you!

* Collects subscribers and leads automatically!

* Contains a complete "health e-Mall!"

* Contains up to 90 additional income streams!

* Contains several powerful videos!

Has a "live" spokesmodel that walks out onto your visitors' screens and closes up to 396% MORE sales for you!

Includes complete professional set-up by Expert Web Development & Programming Team!

This NEW "Health Biz In a Box" complete and fully-operational website allows you to make all the cash you want from a fully-operational automatic cash-generating web business!

Read how it works here:

=> best affiliate website

But rumor has it there may be a ceiling on the number of these Internet "health-biz" sites being given out in order to avoid everyone having one and risking market saturation.

Join the ranks of these people above and read how it works by going to:

=> best affiliate website

abre.letras said...

(sonho com sono)