Monday, March 28, 2005

Olhó belo do atum no mercado de Guangzhou!


Ramirez prepara entrada na China e adopta lata «mais patriótica»

Os EUA e Canadá são as mais recentes apostas na exportação das conservas Ramirez, depois de concluídos os morosos processos junto das autoridades alimentares. A empresa adaptou sabores e já vende para o Japão, e este ano quer encontrar um distribuidor quecoloque os seus produtos nos lares dos 1,3 mil milhões de chineses, noticia o Expresso na edição desta sexta-feira.

Além dos objectivos da exportação, o artigo refere que a empresa conserveira vai passar a exibir as cores da bandeira nacional nas suas latas de conservas, para vincar a origem portuguesa. O logótipo, em tons de vermelho, surgirá num novo fundo verde, «num sinal de orgulho patriótico, sublinhado pela assinatura taste pt», refere o Expresso. O novo visual chegará este mês ao mercado, com o novo lançamento do mais recente produto da Ramirez, os filetes de sardinha, que eleva para 55 o número de referências. A mudança estender-se-á depois a todas as suas conservas, desaparecendo o fundo azul de mar ou amarelo.

Com unidades em Leça da Palmeira e Peniche, a conserveira vende por ano 40 milhões de latas, distribuídas pelas suas 14 marcas, algumas das quais criadas para mercados específicos como o árabe ou do Benelux. A facturação é de 20 milhões de euros.

Ainda, segundo a mesma fonte, a marca Ramirez tem uma facturação de 20 milhões de euros, representa metade do volume de vendas e exporta 45% da produção.
- In diáriodigital



Pois, tá-se mesmo a ver o bom do chinês a vaguear pelo mercadinho de Guangzhou, repleto de iguarias – exóticas para o bárbaro do ocidental: gafanhoto, louva-a-deus, libelinha gigante, cogumelo seco-ao-sol, gatinho riscado ou tartaruguinha de olho vermelho – a coçar o cocuruto perante a latinha vermelha e verde “taste pt” e a pensar para os seus botões “humm... Ramirez tuna fish, hadn’t seen this since the old sailor offered me that wonderful tin of Tenório, in the old sixties – got to buy it!”

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