Wednesday, February 22, 2012

A noção do estado da nação

Dizem-me que eu não compreendo (várias coisas) e é capaz de ser verdade. Não compreendo e (muitas vezes) não aceito o deixar para trás, o deixar passar o tempo e o deixar de investir. Na ressaca destes dias na terrinha: tudo na mesma. Faz sol, faz-se ponte e o feriado que não era para ser está enraizado. Há gente (a mais) à beira-rio, há dificuldades (as do costume) para marcar jantares nos sítios que “estão a dar”. Vê-se gente gira, bem vestida e arranjada, com expressões animadas e a querer saber da vida do vizinho – como alguém me dizia, a crise é sustentada, quando as pessoas deixam de se imiscuir na vida do vizinho, e isso não se nota… (pelo menos em Lisboa, digo eu)
Na tertúlia dos meus, forma-se a corrente de opinião de que o novo rumo tem pouca força, muita forca e que no final voltaremos ao estágio inicial, endividados e sem um sentido para além do que faz o dia-a-dia, com a diferença de que entretanto muitos fugiram ao destino – como tu… Eu defendo-me, não fugi, convidaram-me para ir para fora, antes do tempo. Se cá estivesse (é sempre fácil começar uma ideia assim), apostava a sério no futuro plausível: sol, praia, boa comida e serviços geriátricos. Eu sei que lhes faz impressão, mas o momento (o último) é mesmo de mudar o paradigma, a sociedade a que estávamos habituados devia deixar cair o modelo do crescimento e empenhar-se (emprenhar-se) no da qualidade de vida, sabendo que esta se vai prolongando à medida que vamos evoluindo. É que quem não tem população em multiplicação pode encontrar uma nova fonte de equilíbrio, menos imediata é certo, mas com mais charme.

No comments: